26/12/2010

Stencil fugaz

26/12/2010 0
Em tempos de pífia exposição pop arte num shopping da cidade, parece que o futuro próximo das artes visuais de Rio Preto está fadado a tragicomédia. A mídia (obviamente) dá destaque pra quem a sustenta e vende-se esta imagem, meio mambembe, que só um grupo bem restrito compra, ou permuta, dependendo do caso.

Mas na tarefa de ir e vir pelas ruas da cidade me deparo com algo que destoava do resto do ambiente. De longe uma mancha preta no concreto, de perto um cérebro estampado dentro do símbolo de reciclagem, acompanhado ali próximo por uma mão com punho cerrado num gesto de resistência.


Os estêncils ficam em um monumento na Praça Rotary, na av José Munia, mas são apenas alguns dos diversos que encontrei. Isso porque me limitei a zona sul da cidade.

 Pilares frontais do Teatro Municipal

Muro lateral do SESC Rio Preto

Destaque para esse estêncil que brinca com o destino do chiclete mascado e transforma a obra numa "instalanção participativa". Antes ao muro do que ao chão para ser pisado.

O mais instigante é pensar quem faz isso pelas ruas da cidade. Acho um trabalho interessantíssimo e criativo de alguém (ou alguéns) que mesmo correndo o risco de nem ser notado, faz de locais da cidade obras de manifestação artística. Talvez seja bem essa a intenção.

Imagino que muita gente pode condenar esse trabalho taxando-o de vandalismo ou coisa de desocupado. Consola-me saber que essas pessoas são as mesmas que gastam uma fortuna comprando quadros da exposição que citei no inicio do post...

Para ver mais fotos entre nessa galeria do Flick. Mas não repare, as fotos são meramente ilustrativas, pois não possuo conhecimento nem equipamentos para produzir um trabalho fotográfico razoável.

30/09/2010

“Á todos que por ventura gostam do assunto pirâmide”

30/09/2010 0
Imagine Rio Preto em toda sua potencialidade pra gente tresloucada. Agora imagina isso na internet.

** Vamos construir uma imensa Pirâmide de Cristal**
{ Á todos que por ventura gostam do assunto pirâmide }
O assunto que me levou a escrever esta é sobre um sonho que tive recentimente. Sonho este que me deixou muito intrigado, nesse sonho eu deveria construir uma pirâmide inteiramente de cristal. Esta pirâmide deverá ser construída em uma propriedade que tenho na zona rural de São José do Rio Preto(SP). Como a pirâmide vista em meu sonho trata-se da maior pirâmide de cristal do Brasil e talvez até do mundo. Ela Deverá ter 12 metros por 12 metros de base, a altura provavelmente maior do que isso.
Como meu recurso não é o suficiente para construí-la sozinho, me ventilou uma idéia que a meu ver é mais do que justo. Dividiria minha chácara em centenas títulos aqueles que se dispuser a construí-la comigo estes títulos dariam o direito de sociedade no tal projeto. Essa piramide tera que projetar hora, minuto, segundo, ano e todos os signos e tudo aquilo que tiver de melhor na area da informatica com relação a astronimia, eu nao sei profissional que atua nessa area.
Todos aqueles que quiserem participar do citado projeto sem distinção de cor, raça ou nacionalidade poderão participar. Se o número de pessoas interessadas for o suficiente, então iniciaremos a contrução em uma data escolhida por todos.
http://mauromuniz1111.blogspot.com/2009/04/vamos-construir-uma-imensa-piramide-de.html
Rio Preto, tem como não amar?

21/08/2010

Black River Rock'N'Roll

21/08/2010 0
Você sabe que sua cidade está no mapa da popularidade quando ela ganha uma música que represente sua vida e suas personagens. Foi assim com São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Aparecida do Taboado. Mas o que pouca gente sabe é que essa honraria, que antes limitada a cidades importantes, já teve uma representante rio-pretense. E não foi uma música só não e sim um CD inteiro dedicado a histórias e tiração de sarro dessa magnífica capital dos grandes lago


Com disco intitulado Black River Rock, o músico Beto Carvalho realizou em 1998 (o que considero) um dos mais brilhantes trabalhos artísticos sobre Rio Preto. Com faixas como “Fim de Semana na Maria Miron” e citando locais e endereços da cidade, o artista leva à música aquilo que a mídia e alta sociedade cafona tentam a todo custo esconder: que Rio Preto tem muitos podres, como qualquer outra cidade e que possui uma vida “Marginal” (acanhada, mas constante), não só no sentido artístico, mas como estilo de vida também.


Depois de buscas pelo músico ou dados sobre esse trabalho não consegui encontrar nenhuma referência a ele na internet. Mas para sorte da sociedade pensante, eis que possuo um exemplar desse magnífico CD e por conta e risco resolvi compartilhar esta obra.

Abaixo segue o link para download. Bom proveito e comentem sobre o que acharam.

Músicas

01 - Black River Rock
02 - Prefeitura Blues
03 - Patrimônio Sexplícito
04 - Pense no seu Tempo
05 - Embalos de Terça à Noite
06 - Fim de Semana na Maria Miron
07 - Não Quero Mais Tocar Rock'N'Roll
08 - O Rock Não Pode Morrer
09 - Malho Malho
10 - Motim Familiar
11 - Perambulante Noturno
12 - Amigo Perigo

Hospedagem: Megaupload
Tamanho do arquivo: 41 MB

18/08/2010

Sobre, ou por quê?

18/08/2010 0
Blog para produção de conteúdo sobre Rio Preto. Ou se preferir uma discrição mais enfadonha continue lendo.

Sempre senti que esta cidade tem certo problema em aparecer na internet e quando aparece é sempre algo muito chapa-branca. Portanto criei este espaço para dar luz a fatos, notícias, histórias e personagens que realmente são populares e marcam a história de Rio Preto. Ao contrário do que a coluna social tenta mostrar, pra mim, não é comprando uma página em um livro mequetrefe que se entra pra história, nem doando 10% da renda de show sertanejo. Pra mim, só se entra pra história e no coração do povo quando se FAZ a história junto ao povo, como dançando no Calçadão fantasiado de Michael Jackson, por exemplo, ou invadindo um link da TV TEM, sei lá...

É isso. Notícias e histórias sobre Rio Preto com um leve toque de algo que é quase, mas não exatamente, completamente parecido com ironia.
 
Rio Preto S/A ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates